Em relação a atender bem o cliente precisamos entender um princípio básico e fundamental: Tratar bem não é atender bem.

É necessário ter em mente que atender bem é algo fundamental a vida de qualquer negócio e que resulta na imagem da empresa. Portanto a satisfação de ser bem atendido determinará no que a empresa é.

Mas, o que é satisfação? Quando olhamos para o cliente, satisfação é fazer seu cliente sorrir e não chorar. Nos dicionários satisfação é prazer resultante da realização daquilo que se espera ou do se deseja.

Vejamos então algumas dicas essenciais para o atendimento correto do cliente.

  1. Ter compromisso com cliente – Nisso precisamos não perder o foco do cliente. Muito de nós por razões obvias vestimos a da empresa. Para desenvolver a cultura do foco no cliente, precisamos rever a forma de lidar com o cliente. Precisamos entender o cliente como ser humano capaz de sentir, pensar, reagir, observar e principalmente absorver de forma positiva ou negativa o como você o atende. Portanto, seja verdadeiro com você e com seu cliente. Torne-se o atendente capaz do seu cliente fazer associação de que é com você que ele pode contar. Voltando ao exemplo, agregar valor é surpreender seu cliente. Oferece sempre algo a mais.
  2. Saber ouvir e nunca justificar – Gosto disso: contra fato não há argumentos. Quer saber uma verdade bem simples? Jamais um cliente ligará para seu suporte sem que não tenha alguma necessidade. Essa simples rotina agrega valor, mas do que técnica o cliente quer ser compreendido, aceito, servido. O sorriso da sua voz ou a respiração do um, dois e três o cliente sabe que é com ele. Portanto, lembre-se: Não corte, não justifique, não permita que seu cliente perceba a falta de atitude para com ele.
  3. Desenvolver a empatia que há em você – Capacidade de atrair com encanto. Isso mesmo. Todos nós sabemos conquistar o que queremos. Quando o cliente confia ele logo veste a camisa. Pelo atendimento, você vai desenvolver a comunicação assertiva. E, também não nos enganemos, de nada nos adiante desenvolver a empatia, não adianta saber ouvir, ter empatia se na empresa não tem cumprimento de prazos, não tem estrutura para resolução dos problemas.
  4. Desenvolver a habilidade de servir com alegria –  Todo cliente percebe quando não é bem vindo, e só você pode desfazer essa impressão. Como? Desenvolva o hábito de apenas perguntar: como vai você? Ao atender seja por telefone, por carta e ou presencial, mas faça por onde essa pergunta ser respondida. Motive seu cliente com atitudes que gere nele alegria de ser atendido por você.

 

Fonte: http://www.administradores.com.br/