O estágio é uma oportunidade muito valiosa para estudantes que desejam se inserir no mercado de trabalho e escalar uma carreira de grande sucesso e realizações.

Mas além uma bela oportunidade para os estudantes, contratar um estagiário pode ser extremamente vantajoso para as empresas! Confira conosco os 4 benefícios ao se contratar um estagiário.

Âmbito financeiro: isenção de encargos

Antes de falar sobre a questão financeira é necessário pontuar que o estagiário nunca deve ser encarado como uma mão de obra barata. Empresas que tem esse tipo de visão definitivamente não entendem o potencial de se valorizar um futuro profissional que se encontra na função de estagiário.
De qualquer maneira devemos observar que existe uma troca benéfica para ambos os lados (empresa e estudante) quando um contrato de estágio é firmado.
Por um lado, o estudante tem uma oportunidade singular de colocar conhecimentos em prática e iniciar sua carreira com o auxilio de profissionais mais experientes.
Pelo outro, no âmbito financeiro, a empresa conta com menos burocracia e isenção de encargos ao contratar um estagiário. Este é um fator muito atrativo, principalmente para as pequenas e médias empresas que desejam investir em suas equipes em médio ou longo prazo.
Entre as obrigações financeiras da empresa que contrata um estagiário está o fornecimento de uma bolsa mensal, o vale transporte e o seguro de estágio contra acidentes pessoais. Como o contrato de estágio não é regido pela CLT, a empresa fica isenta do pagamento de férias, 13º salário, fundo de garantia, etc.

Preparação de um futuro funcionário

Claro que as vantagens de se contratar um estagiário vão muito além da questão financeira. Esta é uma oportunidade única para empresa ter em sua equipe um profissional de extremo potencial que poderá ser treinado de acordo com a cultura e visão da empresa, o qual poderá se tornar uma peça chave para o negócio depois de formado.
A maioria das empresas nos dias hoje sente na pele a dificuldade de se contratar profissionais que compartilhem da sua visão ao mesmo tempo que conjuguem uma experiência de mercado com bom domínio técnico. Os programas de estágio são acima de tudo uma oportunidade de criar “em casa” aquilo que o mercado entrega em escassez.

Criação de um ambiente renovador

A contratação de estagiários pode ser um belo aliado para movimentar a dinâmica de um ambiente de trabalho.
Com suas visões diferenciadas e a energia típica dos jovens, questionamentos e novos pontos de vista podem vir à tona, gerando uma cultura de transformação na empresa.

Visibilidade perante o mercado

Por fim, empresas que investem na contratação de estagiários passam a ser bem vistas pelo mercado no qual atuam. Isso ocorre devido à abertura de oportunidades para a formação prática de futuros profissionais, algo que beneficia a sociedade de modo geral.
Em resumo, a empresa que contrata estagiários ganha credibilidade no mercado e admiração dos seus clientes!

Sua empresa já contrata estagiários? Não se esqueça de deixar o seu comentário, nos vemos no próximo post!