Todo universitário sabe que um bom estágio pode ser a etapa inicial para se construir uma carreira promissora. O campo da Administração é o que mais oferta vagas de estágio, e também é uma das áreas que oferece as melhores remunerações. Além da remuneração, algumas grandes empresas ainda proporcionam vale transporte, vale alimentação e outros benefícios.
Um grande número de pessoas que ingressam em faculdades particulares (ou até mesmo, públicas), muitas vezes são forçados a abandonar seus cursos, por motivos financeiros, nesse caso o estágio pode contribuir não só para aprendizagem prática, como também para beneficiar o acadêmico financeiramente, fazendo com que, se ao acaso ele desistir da faculdade, não será pelo fato de não conseguir pagá-la. O estágio estimula a frequência nas aulas, mesmo porque para conseguir e mantê-lo, a pessoa não só deve estar regularmente matriculada no curso que faz ligação com o estágio, mas também freqüentando as aulas.
Mas é claro que para conseguir realmente um bom estágio, aquele que dará suporte para que se coloque em prática o que se aprendeu na teoria, os estudantes já começam a defrontar-se com a competitividade do mercado de trabalho, precisam se destacar entre os concorrentes, que são muitos. Com certeza, o universitário que procura um estágio, está disposto a aprender, traz consigo certa bagagem intelectual, estão se qualificando, assim sendo a empresa que contratá-lo, terá a vantagem de ter em seu quadro de funcionários, uma pessoa atualizada, que ao trabalhar com outras pessoas experientes poderá surgir uma união de mão-de-obra diferenciada.
As novas medidas para a contratação de estagiários com a publicação da Lei 11.788/08, em vigência desde 26 de setembro de 2008 causaram diversas interrogações. No que se refere a empresa, a lei prevê a isenção de praticamente todos os encargos sociais previstos na CLT, ponto positivo para as empresas. A carga horária diminuiu para seis horas, ponto positivo para os estagiários que agora terão mais tempo para estudar.
É evidente que as empresas tiveram que se adaptar as novas regras, mas acredito que essas já foram assimiladas.
Quando o estudante consegue uma vaga de estágio, logo ele se preocupa se será efetivado, mas o mais importante para o momento é aproveitar o que a empresa pode lhe proporcionar em termos de aprendizagem, o que ele poderá levar consigo para a sua experiência profissional, mesmo porque há muitas empresas que oferecem ótimas oportunidades em termos de aprendizagem e remuneração para o estagiário, mas não tem plano de carreira para esses.
Você empresário, caso ainda não conte com um estagiário em sua empresa, e queira contratar um, sugiro que não exija muita experiência deles, mesmo porque esses estudantes estão em busca de um estágio, exatamente para isso; adquirir conhecimentos, obter experiências, e dificilmente encontrará uma pessoa sem naturais dificuldades de qualquer iniciante.
E você, universitário, aproveite o momento para fazer um bom estágio, pois ele ainda é uma grande oportunidade para se inserir no mercado de trabalho.

Fonte: http://www.administradores.com.br/