Quantas vezes você viu um anúncio, acessou um site, leu um e-mail ou relatório de um colega ou mesmo de um diretor e percebeu erros de português ou mal entendeu o objetivo da mensagem? Aposto que você já “viu esse filme”. E isso ocorre com empresas de todos os portes e profissionais de todas as hierarquias e formações.
É preciso evitar o risco de escrever errado ou de forma pouco clara, pois, no mercado profissional atual, a comunicação escrita é um dos cartões de visita das empresas e de seus colaboradores. Por isso, tem-se valorizado cada vez mais os profissionais que escrevem de forma eficaz.
Não é por acaso que testes de português e redações estejam presentes nos processos de seleção de muitas empresas. Em outras organizações, o domínio da comunicação é um dos requisitos para promover alguém, segundo Vera Vasconcellos, consultora da Career Center, em matéria do caderno de empregos do jornal O Estado de São Paulo.
Escrever bem, portanto, é um importante diferencial para o profissional moderno. Mas isso não significa saber todas as regras gramaticais. É fundamental também escrever textos com organização, clareza, concisão, informatividade e que demonstrem um bom domínio de vocabulário.
Para melhorar sua escrita, procure:

  • ler mais e diversos tipos de textos: ao diversificar a leitura, você aprende palavras dos mais variados assuntos e campos de atuação;
  • consultar dicionários: procure o significado de palavras desconhecidas. Só assim você passará a ler e escrever melhor;
  • brincar com as palavras: há diversos jogos na internet e jogos de tabuleiro que ajudam a ampliar o vocabulário e divertem ao mesmo tempo (sugestões – Letroca (internet) e Scrabble (jogo de tabuleiro);
  • treinar: escreva. Quanto mais você se acostuma a escrever, mais aprimora sua comunicação escrita. Redija e-mails/cartas para revistas (elogiando, comentando, criticando), envie sugestões ou reclamações de produtos, faça pequenas anotações diárias;
  • revisar: saiba que todo grande escritor revisa, corta ideias, troca palavras do texto inicial até chegar à versão final de um livro, tal como ele chega às nossas mãos. Então por que não revisar seus e-mails, relatórios, atas, se até mesmo os escritores, mais acostumados a escrever, fazem isso;
  • aprimorar-se: se achar que faltam conhecimentos gramáticas ou textuais, invista em uma reciclagem ou uma capacitação para escrever melhor. Isso tem sido cada vez mais comum entre os profissionais, afinal, a habilidade de escrever é fundamental na atividade empresarial.

 

Vívian Cristina Rio

Fonte: http://www.innovia.com.br/