Falar diretamente com a pessoa visando procurar entender por que a pessoa está tendo este tipo de atitude é sempre o melhor a se fazer.

Para ter produtividade é necessário uma série de fatores que juntos garantem o sucesso de um profissional em seu cargo. Um destes fatores é um simples e bom ambiente de trabalho, algo indispensável para a execução de funções de maneira plena. Afinal de contas, é muito bom trabalhar com o que se gosta e mais ainda quando se gosta e se tem o respeito da equipe e uma bom ambiente de trabalho. No entanto, são frequente os casos de pessoas que tentaram puxar o tapete de seus colegas de trabalho, demonstrando uma baita falta de profissionalismo e ética.

Isso pode acontecer por diversos fatores, como a inveja por não conseguir ter o mesmo sucesso que o colega de trabalho, por exemplo. “No mercado imobiliário, é comum casos como este, em que a facilidade de se comunicar com um cliente e efetuar a venda, por exemplo, pode causar um sentimento de irritação no colega ao lado, que não possui as mesmas características”, explica Madalena Feliciano, Diretora de Projetos da empresa Outliers Careers.

Segundo Feliciano, é possível identificar quando uma pessoa toma certas atitudes propositalmente visando prejudicar a outra. Com base nisto, a especialista cita 4 atitudes que podem ser tomadas para evitar transtornos quando alguém tenta “puxar seu tapete”. Confira abaixo:

1. Quando roubam seu crédito, apresentando sua ideia como se fosse autoria de outros:

Neste caso, envie sempre e-mails que falam sobre seu projeto em cópia a outras pessoas (inclusive os seus superiores). Madalena orienta evitar “cópia oculta” , pois mostra que você está fazendo as coisas de maneira correta. “Caso alguém tenha roubado seu trabalho ou ideia, faça perguntas, por exemplo, a seu chefe, de maneira que ele se questione sobre a real autoria do projeto. Em uma apresentação, ainda é possível falar na frente de todos, de maneira calma, por que seu colega está tomando para si o crédito”, explica Madalena.

2. Quando falam mal de você:

A coach adverte: falar diretamente com a pessoa é o melhor a se fazer, para procurar entender por que a pessoa está tendo este tipo de atitude, se foi algo que você possa ter feito sem querer, etc. “Outras atitudes, como falar para seu chefe, ou devolver na mesma moeda, passam a imagem de imaturidade”, pontua.

3. Quando tentam excluí-lo de projetos:

O melhor a fazer quando isso acontece é chamar a pessoa para um café ou almoço e perguntar o que houve e por que ela o excluiu do projeto. “Às vezes, existe uma boa razão pra isso, mas nossa cabeça não consegue percebê-la, e fica imaginando coisas que não existem”, pondera a coach.

4. Quando tentam passar por cima de você:

Neste caso é comum a pessoa inventar coisas como, por exemplo, convites realizados mas não aceitos, visando o “crescimento da empresa”. “Nesta situação, comece a questionar, o colega, na frente dos outros integrantes da equipe, mostrando que você realmente se interessa pelo assunto, mas está faltando integridade por parte dele”, orienta Madalena.

 

Fonte: http://www.administradores.com.br/