A cada ano a aprendizagem corporativa se renova a partir de tendências capazes de otimizar processos e conquistar resultados efetivos. Ficar preso às velhas práticas, por mais eficazes que tenham sido, é desconsiderar a importância das mudanças dentro das organizações e perder o compasso da evolução que acontece fora delas.

Toda e qualquer organização deve mirar no futuro e procurar absorver as tendências que influenciam o mercado. Só assim o tão almejado sucesso será atingido. Para auxiliá-lo na tarefa de se atualizar sem que a empresa seja impactada de forma negativa, listamos as tendências que escreverão a nova história da aprendizagem corporativa.

MINIATURIZAÇÃO

O nome pode parecer estranho, mas o conceito de Miniaturização é simples. Esse processo consiste na divisão da experiência de aprendizagem em pacotes menores e mais fáceis de serem absorvidos. Em outras palavras, ao fragmentar o conteúdo e miniaturizá-lo, a experiência de aprendizado nas organizações ganha relevância e significado para os participantes dos treinamentos. Além disso, essa estratégia reduz os custos operacionais e aumenta o retorno do investimento.

Adotar a Miniaturização nos processos educacionais corporativos é reconhecer que qualidade é mais importante que quantidade, é reafirmar na prática que a carga horária de um curso não é suficiente para garantir bons resultados, é acreditar que poucas palavras (ditas de maneira objetiva e coerente) podem ser muito mais eficazes do que a distribuição de apostilas extensas, com páginas e mais páginas de informações técnicas. Se até aqui os treinamentos longos eram aceitáveis e comuns, no futuro esse tipo de programa dará lugar a experiências mais curtas, claras e aprofundadas, com aplicação prática imediata.

MODULARIZAÇÃO

Não demorará para a Modularização assumir o lugar que lhe é de direito na aprendizagem corporativa moderna, visto que a forma de ensinar e aprender nas empresas urge por mudanças sérias no sentido de priorizar o que realmente importa. Modularizar consiste nisso! É focar em necessidades específicas e criar estratégias para evitar o desperdício de tempo, recursos e energia em uma questão que não é prioritária.

A Modularização já é aplicada em muitas organizações, mas não é vista ainda com a importância que merece. Não há momento mais oportuno do que o atual para implementar essa estratégia na educação corporativa. A Modularização é valiosa para as organizações, pois envolve a divisão da experiência de aprendizagem em módulos temáticos e permite que exercícios sejam aplicados entre seus intervalos. Em síntese, modularizar permite que a transferência do aprendizado aconteça de forma natural e efetiva.

PERSONALIZAÇÃO

A Personalização está chegando para ficar! Não é para menos, já que essa tendência visa atrair o interesse dos participantes, aumentar o engajamento e tornar a experiência de aprendizado ainda mais rica e interessante. O foco aqui não é a empresa, mas o colaborador. Porém, ao agregar valor ao processo de ensino-aprendizagem e atender os anseios do público-alvo, a organização também sai ganhando.

Empresas que querem profissionais mais produtivos, entusiasmados e comprometidos devem pensar em proporcionar treinamentos pautados na personalização – ou seja, abordar conteúdos e usar metodologias customizadas para atender às individualidades do público-alvo. Isso não significa que cada funcionário requer um treinamento exclusivo, mas quer dizer que seus gostos pessoais, hábitos, potenciais e dificuldades devem ser levados em consideração no programa. Uma estratégia eficaz nesse sentido é identificar as semelhanças e diferenças do grupo e, a partir das similaridades, criar um conteúdo que agrade a todos. O simples fato de se sentir respeitado em suas individualidades faz com que o participante fique mais interessado no treinamento e, consequentemente, aprenda melhor.

Quando essas três tendências são colocadas em prática, o processo de aprendizagem corporativa fica completo. Experiências curtas e plenamente baseadas nas necessidades dos participantes impulsionam o engajamento, elevam o nível de aprendizado e melhoram potencialmente os resultados nas organizações.

E você, o que acha das novas tendências da aprendizagem corporativa? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco!

 

Fonte: http://veler.com.br/