É “movimento faça o que você ama” pra um lado, “coisas que não tem nada a ver com o fazer o que ama” pro outro, artigo sobre o como é feio (pra não dizer BEM FEIO) julgar o trabalho que uma pessoa escolheu, grupos de discussão/inspiração sobre o assunto… e você quase chorando no meio do cruzamento sem ter a MENOR ideia do que ama nessa vida. #comolidar?

Bom, pra falar bem a verdade, a gente também não sabe; mas tem algumas ideias, e achamos que seria legal compartilhar com quem ainda não tem muita certeza de “que caminho tomar” ou “onde quer chegar”!

1. Olhe para dentro, não para fora.

Nós vivemos em sociedade, então é complicadíssimo não se comparar aos outros ou não “querer também” alguma coisa que parece legal. Até aí, certíssimo né? Tem mais é que almejar mesmo. O problema é que às vezes uma coisa que parece “muuuuuuuito legal” para alguém, não é muito legal pra gente. Tipo aquele amigo, que vive falando super bem do trabalho dele (enquanto você está com PAVOR do seu), você acaba meio verde de inveja, cobiçando, imaginando, mas talvez aquele trabalho não tenha NADA a ver com você. Faz sentido? Você nem sabe se vai gostar das pessoas, do ambiente, da rotina, só sabe que quer porque alguém falou da “parte boa”.

2. Pergunte o que você faz bem.

Principalmente para as pessoas mais próximas (e que não necessariamente vão falar o que você QUER ouvir), talvez você escute coisas que nunca tinha “notado” mas que alguém considera que você faz muito bem. Você pode começar a pensar em como aplicar e desenvolver essas aptidões (que já são suas naturalmente) em algum lugar.

3. Leia mais sobre realidades.

Não pesquise apenas sobre uma “profissão”. Pense, o que você vai gostar mais: horário flexível, mas não tão bem remunerado? Ser parte de uma empresa, em uma cidade grande, ter o próprio negócio em uma cidade pequena? Ter tempo para atividades extra-curriculares? Pesquise organizações ou cursos que permitiriam o estilo de vida que você quer. Liste opções, liste prós e contras e não se sabote!

4. Permita-se sonhar alto.

“Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho”, a frase já diz tudo né? Mas basicamente, se você quer algo, planeje o melhor e mais proveitoso possível (tanto o processo quanto o objetivo).

5. Comece, aos poucos, mas comece.

Dar o primeiro passo é fundamental para você se permitir. Converse com as pessoas que não te conhecem tão bem e que podem trazer verdades cruas, converse com quem te conhece muito bem e vai te dar aquela força para você tomar um caminho que pode ser difícil hoje, mas excelente n’algum tempo. Ah! E não tenha medo dele, do tempo. Veja-o como um aliado e não como um inimigo.

 

Fonte: blog99jobs.com