Você já parou para pensar o que grandes líderes e empresários possuem em comum? Você já reparou como algumas pessoas passam confiança, credibilidade e como possuem uma comunicação assertiva, disposição para ajudar e para resolver qualquer problema?
Todas essas pessoas possuem em comum a marca pessoal forte e positiva, que as coloca em destaque. Essas pessoas se tornam altamente atrativas para o mercado.
Para ajudar você, preparei algumas perguntas que lhe auxiliarão a definir ou avaliar o seu posicionamento.
Você sabe quais são os seus talentos?
Segundo Marcus Buckingham, os talentos que você possui são padrões recorrentes. Os talentos são as aptidões e a capacidade natural que te fazem ser uma pessoa única. Por isso, as técnicas que você possui hoje determinam o que você pode fazer, enquanto que seus talentos revelam algo muito mais importante, ou seja, com qual qualidade e com que frequência você faz. Para descobrir quais são os seus talentos, monitore suas reações espontâneas e imediatas diante de situações com as quais você se depara.
Segue, abaixo, uma relação de talentos para lhe ajudar:
Adapitalidade, analitico, ativação, auto-afirmação, carisma, comando, competição, comunicação, conexão, contexto, crença, desenvolvimento, disciplina, empatia, estudioso, excelência, foco, futurista, harmonia, inativo, imparcialidade, inclusão, individualização, input, intelecção, organização, pensamentos estratégicos, positivo, prudência, realização, relacionamento, responsabilidade, restauração, significância.
Agora é a sua vez. Anote em uma folha 10 talentos que você possui. Depois que escolher os 10 talentos escolha os cincos talentos que no seu modo de ver são os mais fortes. Dentre esses 5 talentos qual é o seu maior talento, segundo a sua percepção?
Quais são as transformações que você pode trazer para a vida das pessoas através dos seus talentos?
O que lhe torna especial, único?
Qual é o seu diferencial no mercado em que atua?
Qual é o seu maior potencial?
Já se perguntou porque e para que as pessoas lhe procuram?
As respostas fornecidas por você norteiam a essência da sua marca pessoal. As perguntas a princípio podem parecer simples mas são profundas. Tente respondê-las com tempo para dedicar ao seu desenvolvimento pessoal e anote-as em um caderno. Você perceberá o quanto você descobrirá sobre si mesmo.
Marca Pessoal é fundamental para a prática do marketing pessoal. Se você não encontrou ainda algo que o diferencie de seus concorrentes, ou algo que o torne reconhecido no mercado em que atua, ou que deseja atuar, saiba que é possível. Você Precisa analisar suas potencialidades, seus talentos, seus pontos fortes e investir naquilo que o diferencie e que o torne único.
Você quer subir a escada do sucesso?
Você precisa de personal branding que é a gestão dessa marca em todos os aspectos.
Todos temos uma marca pessoal e por isso é necessário compreender a nossa promessa única de valor. Vivemos na época de grandes e constantes mudanças, estamos vivendo na era de tendências globais.
O profissional que se destaca atualmente é o profissional bem informado, que busca se desenvolver continuamente, comunicativo, resiliente e decidido a fazer as escolhas certas, as empresas por outro lado procuram e valorizam profissionais alinhados com esse novo momento e que possam responder a todas as mudanças sem se deixar abater, por isso o desenvolvimento da inteligência emocional é importante.
O gerenciamento da marca pessoal é para todo profissional que quer se destacar no mercado atual, mercado esse que trás atualmente inseguranças, incertezas para alguns e que apenas aqueles que realizam a boa gestão da carreira, do seu desenvolvimento pessoal e profissional, conseguem encontrar lugar de destaque. O mercado quer encontrar talentos, habilidades e competências diferenciadas.
É nesta linha de raciocínio que o personal branding é fundamental, pois ajudar o profissional se diferenciar dos demais, ajuda na construção da melhor versão. Se pensarmos em nós mesmos como uma marca, é possível fazer um trabalho de gestão e administração com eficiência .
O valor está na diferença e saiba que a sua imagem pessoal é apenas uma parte importante desse processo, pois se você quiser de verdade vencer como um profissional e ser uma marca de valor, precisa pensar como uma empresa pensa, você deve pensar em em si mesmo como um produto que está na prateleira e precisa de destaque para ser notado e comprado.
A metodologia Personal Branding, é uma forma de clarificar e comunicar o que nos faz diferentes e especiais, de compreender os nossos atributos únicos e de comunicar claramente a nossa promessa de valor única.
Uma marca pessoal são os valores, as competências, os talentos que possuímos, como os outros nos vêem, como nos percebem. Isso tudo influencia na sua vida pessoal e profissional. Invista em você, invista na sua marca pessoal.
Por: Andreia Paoliello
Fonte: administradores.com.br