Diariamente me deparo com profissionais das mais diferentes áreas, seja em busca de recolocação, de ascensão, de maior remuneração, melhores horários, etc, etc e etc… Mas ainda, o que menos encontro é pessoas REALMENTE entusiasmadas em fazer algo diferente, pessoas ansiosas pelas próximas aventuras que a vida tem a oferecer, pessoas com uma energia contagiante que me façam pensar: esse “é o cara”…e muitas surge a questão: Será que estou no sintoma de toda a empresa que espera o profissional perfeito? Ou será que sou mais uma louca por Gestão de Pessoas que ainda acredita que existem muitas dessas pessoas espalhadas por aí, e que talvez nem saibam dessa sua louca paixão?! Como fazer para despertar esse grande sentimento de desejo nesses sujeitos? Então, contratar ou não contratar? Eis a questão! Pegando o exemplo de Brian Acton, 42 anos, formação em Stanford, experiência em empresas como Apple e Yahoo, e recusado em processos seleção do Facebook e Twitter. O que fez com que ele fosse recusado? Não sei. Sei que depois desse “não”, ao contrário dos julgados “normais” pela sociedade, Brian colocou um sorriso no rosto e decidiu continuar com o mesmo espírito de aventura e entusiasmo que a vida nos proporciona todos os dias; e juntamente com Jan Koum, criou o aplicativo WattsApp, vendido depois de cinco anos por 19 bilhões de dólares para o mesmo Facebook que o recusou no processo seletivo. Tá, e o que isso tem a ver? Duas coisas:

Você Profissional: Tenha um propósito na sua vida, não simplesmente exista! Queira criar algo diferente, pense diferente, proponha coisas diferentes. Seja entusiasmado, arrisque mais, questione, se aventure, ame, viaje, curta, SORRIA, e trabalhe, trabalhe muito! NÃO DESISTA! Se você ainda não encontrou aquela profissão que te traga satisfação, repense! Reveja onde você está errando, pare de culpar os outros! Não vá atrás de uma simples remuneração. Pode ser clichê falar que a maior recompensa financeira vem aliada ao gosto pelo trabalho, mas é a mais pura verdade! E no momento que você não achar chato ou entediante ter que trabalhar na segunda-feira, preste atenção, esse pode ser o emprego que você tanto esperava. Não tenha medo de mostrar isso para todos, pro seu chefe, pra sua família, pros seus amigos! Com o tempo você vai perceber o quanto você terá evoluído, financeiramente e pessoalmente. Não se acomode, não se satisfaça. Acredite e principalmente, faça algo para mudar!

Você empresário: Não esqueça que mais que todos os outros recursos, a sua empresa depende de PESSOAS! Saiba que você também precisa investir nelas. Saiba que elas tem seus próprios sonhos! Saiba que eles irão se envolver nos seus projetos, mas não esqueça de você se envolver nos projetos deles! Eles acreditam nos valores da sua empresa, mas é preciso que você também acredite neles, e o pratique com eles! Segundo a Catho, site de empregos líder no Brasil, 89% dos sujeitos empregados estão dispostos a ouvir uma nova proposta de emprego. Por que isso será?! Eles também estão de olho nas suas empresas, no ambiente de trabalho, na imagem no mercado, nos seus valores, benefícios e também, no investimento no profissional e na possibilidade de crescimento. Talvez você tenha um Brian Acton dentro da sua empresa e nem se deu conta disso! Não pense em contratar o profissional “mais barato”, pense em contratar o profissonal que vai fazer a diferença na sua empresa! Os melhores candidatos também estão avaliando a sua empresa. Pense nisso! Seja diferente! Valorize o que sua empresa tem de melhor: Seus colaboradores!