Um dos grandes desafios de todo gestor comercial é organizar sua equipe de forma que seus resultados sejam cada vez maiores. O problema é que em um setor tão dinâmico, onde também é necessária uma boa dose de desenvoltura por parte dos profissionais, nem sempre é simples alcançar os tão esperados resultados.
Mesmo não sendo uma tarefa fácil, um trabalho como esse não deve ser deixado de lado, afinal os resultados da empresa dependem disso! Por este motivo, acompanhe conosco 3 maneiras de organizar sua equipe para vender mais:

1 – No momento da seleção procure focar em perfis variados
Ao iniciar um processo de seleção de candidatos para uma equipe comercial, busque diversificar os perfis que possivelmente irão compor a equipe. Planeje isto desde a etapa de análise do currículo dos candidatos, focando em experiências e qualificações distintas.
Manter uma equipe heterogênea incentivará a troca de experiência entre aqueles que compõem a equipe, tornando-a mais flexível frente aos desafios apresentados pelo mercado. Além disso, esta é uma excelente estratégia para evitar eventuais brigas de ego, que ocorrem frequentemente entre profissionais com o perfil similar em setores onde existe um alto grau de competição no âmbito interno da equipe.

2 – Padronize seus processos de vendas
Um dos grandes erros ao se estruturar um setor comercial é não definir claramente padrões para os processos de vendas. Obviamente não é o caso de se controlar toda e qualquer ação a ser executada pelo funcionário, porém certo nível de controle facilitará uma análise mais crítica sobre o desempenho da área.
Por exemplo, definir em conjunto com a equipe os melhores argumentos na hora da negociação ou a forma como as reuniões são conduzidas com os clientes, são ações fundamentais para atingir um nível excelência com sua equipe de vendas!

3 – Organize sua equipe por segmento
Sua empresa atua em um nicho muito específico ou possui clientes que se diferenciam em alguns aspectos? Se a sua realidade corresponde ao segundo caso, é interessante estudar a possibilidade de organizar sua equipe por segmento.

Em um ambiente tão complexo como a área de vendas, é interessante que existam profissionais especializados em determinados tipos de mercado. E mais importante que isso é que estes profissionais estejam em plena sinergia para que, em uma escala constante, possam gerar conhecimento sobre o mercado, que se reflete em valor agregado ao negócio da sua própria empresa.