O que dizer em uma carta de apresentação? Essa é uma dúvida bastante frequente que independe da experiência profissional de cada um. Algumas pessoas têm muita experiência e a dificuldade é escolher o que destacar em três parágrafos. Outras estão no início da carreira e aí, entusiasmo não falta, mas falta experiência. Algumas empresas solicitam a carta, consideram um ponto importante na hora de selecionar candidatos, outras só se interessam por essa apresentação depois de checar as referências mais objetivas no currículo e só então dedicam-se à leitura da carta.

Nesse artigo, vamos nos dedicar àquelas cartas que devem responder a um anúncio de vaga. Leia e releia os pré-requisitos para candidatar-se e veja como você pode atendê-las dentro da sua experiência profissional. Aqui, não importa se você desempenhou uma das funções há algum tempo, o importante é que você reúna as competências solicitadas em sua apresentação, que depois serão comprovadas no seu currículo. Destaque e estruture de forma objetiva os requisitos no início da carta. Você vai captar a atenção do recrutador rapidamente:

Prezado Senhor(a)

Gostaria de me candidatar à vaga para Analista Sênior de Crédito de sua empresa. Conforme sua especificação, atendo aos seguintes pré-requisitos:

Seis anos de experiência no segmento
Habilidade para coordenar equipes
Conhecimento dos softwares ERP utilizados em sua empresa

Logo depois, mostre que além de possui as qualidades exigidas, você tem interesse na empresa, conhece seu posicionamento no mercado e apresente sua motivação para conseguir o emprego. Por exemplo:

Acompanho o desempenho da empresa nos últimos anos no segmento XYZ e acredito que posso contribuir para desenvolver estratégias no setor de crédito, uma vez que já passei por uma experiência na empresa ZXD com desafios similares e obtive excelentes resultados.

Mostre seu conhecimento na área apontando dados atualizados do setor, tendências e o que você pode oferecer. Não se prolongue demasiadamente, mais do que quatro parágrafos vai deixar sua carta muito longa. Por isso dedique-se: escreva, re-escreva, leia em voz alta até ficar satisfeito com as prioridades que você selecionou da sua vida profissional para essa vaga especificamente. Tenha foco nas necessidades daquela vaga, mesmo que você tenha outras qualidades a oferecer.

 

Por Fabíola Lago
Fonte: vagas.com.br