Para conquistar espaço no mercado de trabalho, Ítalo Stéfano Ferreira da Silva, de 23 anos, teve de ser paciente. Ele queria um cargo na área de Psicologia — faculdade em que cursa o quarto ano –, mas fugia da ideia de um consultório. Aproveitou a conversa com professores durante orientação para o estágio exigido pelo curso e desenvolveu um projeto de recursos humanos voltado à gastronomia. Fez um levantamento de todos os restaurantes de sua cidade, a capital alagoana Maceió. Entendeu a importância da culinária em seu estado e nas relações pessoais.
Com uma pesquisa e um projeto em mãos, contou com o apoio da universidade para apresentá-lo aos donos de restaurantes da região. Foi o modo dele conquistar um estágio remunerado e atuar com propósito.

“Vivemos em uma sociedade ansiosa e carente. Restaurante significa restaurar. Esse aconchego aos clientes tem que ser trabalhado com os profissionais. Identificar o aspecto motivacional dos funcionários era a minha proposta.”

A oportunidade surgiu em uns dos mais conhecidos restaurantes de culinária regional de Alagoas. O cargo: analista de RH em uma equipe com mais de 70 colaboradores.

“No começo era para trabalharmos lideranças na equipe. Aproveitei para mostrar meu jeito e minhas ideias, e conquistei meu espaço. Estou aqui há sete meses”, comemora.

Foi a primeira oferta profissional e um grande desafio. Para atingir seus objetivos, Ítalo recorre a muitas atividades em grupo e conversas. Mas avisa: não é um trabalho psicoterapêutico. A proposta é entender a relação dos funcionários com o trabalho.

Ítalo diz que a liberdade é aliada da responsabilidade. Tornou-se, com esses princípios, peça importante na equipe.
“Sinto que todo investimento que fiz — estudar, pesquisar e me debruçar sobre os livros — está sendo recompensado”, revela.

Ítalo diz está satisfeito com que alcançou, mas garante que há muito a ser percorrido:

“Temos de sair do feijão com arroz. Criar novos caminhos e sair de redomas. Investir no percurso.”

Dicas de carreira de Ítalo

Encare a faculdade como o mercado de trabalho e não apenas como graduação. Lá aparecem as primeiras oportunidades, seja em pesquisa ou com estágios.
Só a maturidade nos faz perceber que nossas expectativas acadêmicas estão muito aquém do mercado. Seja qual for a ciência que você escolheu. As suas atitudes não podem esperar.
Invista em uma terapia. Coloque seu amadurecimento pessoal — até emocional — como ferramenta para se desenvolver melhor no trabalho.
Se alie a profissionais éticos e que tenham respeito com o trabalho. Só com ética e gosto pelo trabalho é possível fazer conquistas.
Por Fefa Costa

Fonte: www.vagas.com.br