Quem sofre para sair da cama e engatar a primeira marcha na segunda-feira levanta a mão. É seu caso? Se for, é seu, meu e, com certeza, também de muita gente boa espalhada por aí. Dificilmente deve haver algum dia da semana tão detestado – e temido – quando esse, mas, com bastante boa vontade, podemos tomar algumas medidas para fazer com que esse dia seja menos sofrido e também nos faça sofrer menos…

Para ajudar nessa empreitada, consultamos Adriana Gomes, coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM-SP. Veja a seguir as suas recomendações:

1 – A segunda-feira normalmente parece conturbada porque muita gente deixa acumular tarefas e não se organiza para sair na sexta-feira com a consciência tranquila. Portanto, a dica número um é a de usar o último dia útil da semana para organizar a que vai começar, pelo menos limpando a caixa de entrada dos e-mails e arrumando os compromissos e eventos da agenda.

2 – Não adie tarefas chatas ou complicadas que você pode resolver nesta quinta ou sexta-feira para a semana seguinte. Se fizer isso, além de já começar a semana com o humor meio estragado, ainda corre o risco de ficar lembrando da chatice durante o final de semana.

3 – Evite, sempre que possível, marcar reuniões ou compromissos tensos para a manhã da segunda-feira. “Ter uma reunião logo cedo, antes até de saber o que está acontecendo no mundo, é uma boa forma de começar a semana bem triste”, diz Adriana. O melhor e começar com mais calma até entrar no ritmo e não ser obrigado a fazer isso no tranco.

4 – Aproveite o final de semana para atividades de lazer. “O horário de não trabalho também tem de ser respeitado.” Ou seja, mesmo que você se sinta tentado a trabalhar “só um pouquinho” para adiantar alguma coisa, dar “só uma olhadinha nos emails” ou terminar aquele relatório porque “em casa consegue se concentrar melhor”, contenha-se ou possivelmente vai voltar ao trabalho com a sensação de ter emendado uma semana na outra.

5 – Se você percebe que perde muito o ritmo durante o final de semana, pode tentar criar uma agenda (de lazer, por favor) para o sábado e o domingo. “Você pode tentar acordar no mesmo horário de sempre, ir para a academia, depois marcar um almoço e por aí vai”, diz a corrdenadora. “Assim não quebra totalmente seu ritmo e consegue voltar à rotina de trabalho mais naturalmente.”

6 – Ah, sim, por favor, isso não significa que você deva encher completamente a agenda do sábado e do domingo. Use a recomendação número cinco com moderação porque – importante lembrar – você também precisa descansar.

7 – Antes de sair de casa, na segunda-feira, ou antes de sentar à mesa para o trabalho, reserve um tempo para tomar um bom café da manhã, com calma. “Vale a pena até acordar um pouco mais cedo para isso porque essa sensação boa, de se alimentar bem e sem tanta pressa, pode deixar tudo mais leve durante o dia”, diz ela.

8 – Observe se a segunda-feira anda pesada porque você volta mais cansado fisicamente do final de semana ou se é mesmo um cansaço mental ou alguma questão de estresse acumulado. “É natural voltar fisicamente prejudicado já que nesses dias você tira o corpo de cima da cadeira e faz outro tipo de atividade”, explica. “A volta para o trabalho tem de ser como aquele dia em que você vai andar de bicicleta e depois ficar com o corpo dolorido – uma dorzinha boa de quem aproveitou o passeio.”

9 – Agora, se você perceber que o que está incomodando não é o cansaço físico, a mais importante dica para melhorar sua segunda-feira é fazer o que você gosta, com pessoas com que você se sente bem. “Se todo início de semana for um martírio, se você tem a síndrome do domingo à noite, possivelmente esteja com a luz amarela acesa”, diz ela. Se isso estiver ocorrendo de fato, o jeito é encarar o problema e sair em busca de uma solução, até procurando um outro emprego, se for o caso.

 

Fonte: vagas.com.br